O pré-operatório ideal favorece o sucesso da sua cirurgia

Anestesia faz cair o cabelo? Posso fumar antes da cirurgia? O processo cirúrgico faz engordar? Essas são algumas das milhares de perguntas que médicos ao redor do mundo ouvem todos os dias. Hoje, estamos aqui para desmistificar algumas ideias que cingem os assuntos cirurgia e anestesia. Mas, já adiantamos: grandes problemas podem ser prevenidos com um bom pré-operatório. Acompanhe este conteúdo até o final e entenda como você pode contribuir para o sucesso da sua cirurgia.

Ressaltamos aqui a importância do acompanhamento com o seu médico. Utilize esse artigo como complemento da prescrição desenvolvida por um profissional de confiança.

Cirurgia, estresse e imunidade baixa

Você sabe o que os fatores acima têm em comum? Todos eles estão interligados no pré e no pós-cirurgia. O corpo humano detecta a cirurgia como um tipo de agressão, invasão ou trauma, e com isso, trabalha para combater o invasor. Neste processo, os níveis de cortisol, comumente conhecido como “o hormônio do estresse”, aumentam no organismo, ocasionando um processo inflamatório que impede a chegada de nutrientes a certas partes do corpo. Desta forma, o estresse atinge diretamente as estruturas que trabalham para manter alta a imunidade. 

Nesta fase do processo cirúrgico, temos o fator que pode ocasionar:

  • Queda de cabelo;
  • Enfraquecimento das unhas;
  • Perda de peso;
  • Ganho de peso;
  • Infecções. 

Consequentemente, chegamos à conclusão que uma imunidade alta pode evitar diversos problemas durante e após a cirurgia. Não é a anestesia ou as incisões que decorrem do processo cirúrgico os responsáveis pela queda de cabelo, enfraquecimento e afins, mas sim o estresse ao qual o corpo pode ser exposto. 

O pré-operatório ideal existe?

Nesta fase do processo, vale lembrar que o importante é se cuidar e evitar ao máximo preocupações e estresse. Cada ser humano se comporta de um jeito e vive de formas distintas, por conta disso, o pré-operatório ideal pode mudar de pessoa para pessoa. Com isso em mente, separamos algumas dicas que te ajudam a permanecer focado em resultados positivos e a manter hábitos saudáveis.

  • Mantenha-se calmo e confiante. Tudo vai dar certo!

Você gosta de praticar yoga? Meditação? Estar com os amigos? Faça uma lista do que te mantém em estado de paz e tente praticar essas atividades com frequência durante os 40 dias que precederem a sua cirurgia. Lutar contra o estresse e o medo com certeza é o primeiro passo. Quando conseguimos manter a calma, nosso corpo fica relaxado, evitamos sofrimentos desnecessários e até problemas mais sérios, como palpitações e ansiedade.

  • Se hidrate antes e depois da cirurgia

Quanto mais a sua pele e seu organismo estiverem hidratados, mais fácil será o processo de cicatrização, seja ela interna ou externa. Comece repondo nutrientes para cabelos, pele e unhas um mês antes da cirurgia. Beba bastante líquidos e utilize hidratantes para a pele.

  • Cigarro e álcool não vão bem (nem antes e nem depois)

O tabaco reduz o oxigênio no sangue e o álcool interfere no processo de coagulação sanguínea. O paciente que faz uso exagerado dessas substâncias corre risco de sofrer infecções, necrose, hemorragias e complicações com a anestesia. É indicado evitar ao máximo e o quanto antes fumar e consumir bebidas alcóolicas.

  • Mantenha uma dieta gostosa e saudável

Alimentos como frutas cítricas, feijão, peixe e ricos em fibras ajudam no processo de cicatrização, previnem anemia e contribuem com a alta imunidade. Nesta fase, procure evitar alimentos gordurosos, açúcares ou comida industrializada.

  • Cuidado com o uso exagerado de analgésicos

Remédios como aspirinas e dipirona podem ser altamente prejudiciais, pois prejudicam a circulação sanguínea e aumentam o sangramento. Converse com seu médico sobre esses remédios e qualquer outro que você faça uso contínuo, como vasodilatadores e anticoncepcionais. 

O pós-operatório também é importante?

Os cuidados que sucedem a cirurgia são tão importantes quanto os que a precedem, pois eles afetarão diretamente a sua recuperação. Os cuidados do pré-operatório também podem ser seguidos à risca no pós. Além disso, aqui vão mais algumas dicas para enriquecer o processo com mais cuidados que fortalecerão o seu organismo. 

  • Repouso absoluto!

Nada de fazer esforço físico. O repouso absoluto evita que pontos e curativos se abram. Além do mais, é necessário também poupar energia, pois o organismo pode estar enfraquecido.

  • Cuidado com o sol e ambientes quentes

Este tipo de exposição causa inchaços, sangramentos e hematomas. Procure tomar banhos rápidos e mornos e contribua com a cicatrização das incisões.

  • Se atente ao horário dos medicamentos

Além de ajudarem na recuperação e no combate a infecções, os remédios prescritos pelo médico ajudam no controle da dor. Siga com cautela e muito cuidado todas as orientações.

Conclusão

Agora você sabe que pode contribuir – e muito –  com o sucesso da sua cirurgia. Tendo os melhores médicos à sua disposição e mantendo hábitos simples, seu corpo reagirá muito bem antes, durante e após os processos cirúrgicos. 

Para contar com uma equipe experiente, responsável pela fase do processo cirúrgico que foge do alcance dos pacientes, fale com a gente! Temos os melhores anestesistas, plantonistas e clínicos do mercado na nossa equipe. 

Por fim, vale a pena ressaltar: a anestesia não faz cair o cabelo, a cirurgia não faz você engordar ou emagrecer rapidamente. Tudo depende da forma como seu corpo vai reagir. Siga esse passo a passo e entre na sala de cirurgia com a certeza de que tudo dará certo!