Como Cuidar da Saúde do Coração?

O coração é o músculo mais forte do corpo e também o mais importante, afinal, é ele o responsável por fornecer alimento e oxigênio para todas as células, mantendo o corpo em funcionamento.

Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas. A maioria deles podem ser modificados com tratamento e  mudanças no estilo de vida, enquanto outros estão fora do nosso controle. 

Adotar uma vida saudável pode prevenir essas doenças e diminuir o risco de ataque cardíaco ou um derrame. Trocar os maus hábitos pelos bons pode fazer uma grande diferença, mesmo que você tenha alguma cardiopatia ou já tenha sofrido um ataque cardíaco. 

Duas das melhores maneiras de contribuir para uma boa saúde do coração é ter uma alimentação mais balanceada e a prática de exercícios físicos. Mas ainda existem outras mudanças que podem ser feitas para reduzir o risco das doenças cardiovasculares.  Fumar, ter pressão alta, estar acima do peso, ter alto nível de colesterol, ser sedentário e/ou ter histórico familiar com doenças cardíacas são os maiores fatores de risco para a saúde do seu coração.

Caminho para melhorar a saúde

Muitas coisas que influenciam diretamente a saúde do coração são resultado de nossas próprias escolhas e atitudes. Um coração saudável contribui para minimizar outros problemas de saúde como diabetes, dores nas articulações e diversas condições crônicas. Além disso, um estilo de vida saudável contribui para um melhor funcionamento do corpo como um todo, incluindo o humor e a energia.

Tenha uma alimentação balanceada
O equilíbrio é a chave para uma alimentação saudável a longo prazo. Uma dieta balanceada deve incluir frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Um prato colorido com muitos vegetais vermelhos, laranjas, amarelos e verde-escuros ajuda a garantir que você receba as vitaminas e minerais de que precisa.

No mais, tente reduzir alimentos altamente processados e ricos em gorduras ruins. Além disso, procure consumir alimentos com baixo teor de sódio e trocar refrigerantes e bebidas energéticas por água. 

Controle a obesidade
Estar acima do peso traz uma série de problemas para o corpo inteiro. No caso, o sobrepeso faz com que o coração precise de mais força para bombear, dificultando o controle da pressão arterial. Além disso, quanto mais peso você ganha, maior é o seu índice de massa corporal (IMC) e quanto maior o seu IMC, maior o risco de pressão alta, colesterol alto e níveis elevados de açúcar no sangue. A obesidade também causa diversas alterações no metabolismo, podendo levar a doenças como diabetes, colesterol alto e hipertensão.

Por isso mesmo, manter uma alimentação balanceada e reduzir o sedentarismo contribuem para a qualidade de vida.

Pratique atividades físicas
Atividades físicas diárias aumentam a duração e qualidade de vida.Cerca de 30 a 40 minutos de exercícios faz com que o coração trabalhe com mais eficiência, melhorando a circulação sanguínea, ajudando na diminuição da glicose e também no risco de trombose.

Pare de fumar
Fumar causa câncer, danifica seus pulmões e é terrível para o seu coração, aumentando o risco de doenças cardíacas e cardiovasculares. Se você fuma, parar é a melhor coisa que você pode fazer pela sua saúde. Ao parar de fumar, em um ano, você reduz o risco de doenças cardíacas pela metade!

Cuide da saúde bucal
Muitas pessoas não sabem que existe uma ligação entre a saúde bucal e doenças cardíacas. Na verdade, a doença periodontal tem sido associada a vários problemas de saúde, incluindo parto prematuro, artrite e diabetes. As bactérias que causam doenças gengivais se espalham da boca para o corpo e a inflamação pode desencadear ou piorar condições inflamatórias. Assim, cuidar da higiene bucal pode ajudar na saúde em geral. 

Reduza o Estresse
Gerenciar o estresse pode ajudar a minimizar os riscos de ataque cardíaco e derrame. Em situações de muita tensão emocional, há liberação de hormônios em grande quantidade, fazendo com que os batimentos cardíacos e a pressão arterial aumentem consideravelmente. Por isso, busque relaxar e praticar atividades que tragam bem-estar. 

Fique de olho na pressão arterial
A hipertensão arterial ocorre quando a pressão arterial, que é a força do sangue fluindo pelos vasos sanguíneos, fica alta demais. Quando sua pressão arterial permanece dentro de faixas saudáveis, você reduz a pressão sobre o coração, as artérias e os rins. A hipertensão geralmente está relacionada às alterações do colesterol, excesso de peso, intolerância à glicose ou diabetes mellitus. 

Controle seu colesterol
O colesterol ruim elevado – LDL –  está relacionado à aterosclerose, situação que pode gerar obstruções das artérias coronárias, aumentando o risco do infarto.  Para controlar os níveis de colesterol, mantenha uma dieta equilibrada e pratique atividades físicas. 

Reduza o açúcar no sangue
A maior parte da comida que ingerimos é transformada em glicose, que nosso corpo usa como fonte energia. Com o tempo, altos níveis de açúcar no sangue podem danificar seu coração, rins, olhos e nervos, levando ao desenvolvimento de diabetes. Assim, evite o alto consumo de doces e açúcares refinados e opte pelo mascavo ou demerara, quando possível. 

Durma bem
Evite dormir menos de 5 horas por noite, pois isso resulta na elevação da pressão arterial a médio-longo prazo, o que eleva em 30% o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

Evite bebidas alcoólicas
A ingestão do álcool em excesso pode enfraquecer a musculatura cardíaca, devido ao aumento da pressão arterial. Além disso, o consumo excessivo leva à obesidade, perda de memória, depressão, problemas no fígado e pâncreas. Porém, faz-se lembrar que alguns estudos têm demonstrado que o consumo de vinho tinto em quantidades discretas / moderadas (1 a 2 cálices por dia) parecem conferir benefício cardiovascular a longo prazo – efeito antioxidante. Consulte seu médico cardiologista para mais informações!

Consulte um médico regularmente
Mantenha sempre seus exames de rotina em dia, particularmente
da pressão arterial, dos níveis de colesterol e da glicemia. 

Aqui na CallMed, nossos especialistas podem ajudá-lo a se manter saudável e ter uma melhor qualidade de vida. Clique aqui e conheça nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *