Importância do Atendimento Humanizado na Saúde

O dia a dia dentro de um hospital ou clínica nem sempre é dos mais fáceis. São inúmeras consultas e procedimentos ao longo do turno, com quadros e pacientes delicados, além da longa jornada. 

Por vezes, esse fluxo de trabalho acaba imprimindo um tipo de atendimento quase mecânico, em que o profissional da saúde mal olha para o paciente, limitando-se a pequenas questões básicas para fazer o diagnóstico. 

Nesse sentido, esquece-se que as pessoas são únicas e corre-se o risco de prescrever um diagnóstico simplista e pouco funcional. E é exatamente aí que certos cuidados especiais se mostram ainda mais necessários.

Provavelmente, você já ouviu falar – e muito – sobre atendimento humanizado, não é? A medicina humanizada tem como foco o paciente, considerando a integralidade do cuidado, ou seja, a pessoa como um todo, e seu bem-estar priorizado.  Sua premissa está nas relações humanas, no contato médico-paciente e no diálogo aberto durante o atendimento.

Mais que ouvir o paciente com respeito e dedicar mais tempo e atenção durante as consultas, o atendimento humanizado começa no agendamento da consulta, passa pela recepção, enfermaria e segurança até o pré e o pós-tratamento; ou seja, deve estar presente em todos os momentos e profissionais envolvidos.

O atendimento humanizado na prática

O cuidado humanizado tem uma abordagem integral e busca focar não só nos aspectos da doença, mas também nos aspectos emocionais. O comportamento é centrado em ouvir e colocar-se na posição do outro, estabelecendo uma relação respeitosa, honesta e ética. Ao quebrar o padrão de consultas mecânicas e distantes, o atendimento torna-se empático, seguro e acolhedor, graças ao vínculo afetivo estabelecido. 

Quem trabalha com saúde precisa saber que está lidando com pessoas por vezes fragilizadas. Outras circunstâncias também envolvem a humanização: o médico deve transmitir segurança e confiabilidade, prezando sempre pela transparência. Dessa forma, todo e qualquer procedimento deve ser cuidadosamente explicado para o paciente, bem como fornecer o suporte necessário antes, durante e após o tratamento. 

Vale lembrar que o atendimento humanizado não se refere à mudanças na forma como os procedimentos são feitos, mas sim no tratamento oferecido ao paciente, acompanhantes e familiares durante sua jornada.

A humanização na saúde é uma tarefa de todos dentro do ambiente hospitalar. Para isso, é preciso contar com uma equipe capacitada. Além da ética no relacionamento entre médico e paciente, os fatores operacionais também precisam estar alinhados com este conceito, a fim de elevar a qualidade do atendimento. 

Nesse sentido, visa proporcionar um cuidado pessoal, individualizado e atencioso, bem como aumentar a eficácia e a satisfação dos pacientes. Ao notarem que estão sendo valorizados como pessoas, o paciente tem mais confiança no hospital e no profissional. 

Quando os pacientes sentem-se acolhidos, suas chances de recuperação aumentam de forma considerável. Mas esse não é o único benefício. A prática do cuidado humanizado também contribui com o lado emocional, trazendo perspectivas mais otimistas durante o tratamento, já que as individualidades de cada paciente são respeitadas, gerando mais confiança nos procedimentos a que irá se submeter.

A atuação da CallMed

Para a  CallMed,  a humanização médica é extremamente importante. Cuidar requer a união de habilidades e conhecimentos técnicos. É uma prática que identifica as necessidades, expectativas e questões dos pacientes e familiares que precisam de atendimento médico-hospitalar. Para isso, é importante contar com uma equipe altamente qualificada, capaz de manter vínculos de confiança durante todo o processo saúde-doença, levando em consideração o comprometimento, a cordialidade e a disponibilidade para com o paciente.

Este processo deve ser aplicado para todas especialidades e segmentos e, para alguns casos, sua importância é ainda maior. O atendimento de pacientes  como os que fazem parte do espectro autista e síndrome de down, entre outros, requer cuidados dobrados, afinal, nem sempre conseguem expressar suas vontades devido às limitações. Assim como os demais pacientes, aqueles considerados especiais possuem suas características individuais, preferências, objeções, sentimentos e traumas. 

Com a humanização dos cuidados, é possível não só obter melhores resultados para o paciente, mas também para o operacional.

Caso você esteja procurando adotar práticas humanizadas em sua clínica ou hospital, conheça a CallMed, referência em profissionais dedicados para procedimentos e atendimentos em todo o Brasil. Fale com um de nossos consultores.



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