Elementor #764

Como lidar com pacientes dentro do espectro autista?

Lidar com pacientes nem sempre é uma tarefa fácil e o atendimento para pacientes com autismo requer uma dose extra de paciência e atenção, já que o transtorno causa impactos na vida do paciente e até mesmo na forma como ele reage ao tratamento. 

 

O autismo -TEA  (Transtorno do Espectro Autista) – se caracteriza pelo  comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos. 

 

Um paciente com TEA não apresenta condições físicas diferentes das demais pessoas, mas assim como o espectro do autismo varia em grau e particularidades para cada indivíduo, atender um paciente autista requer muito jogo de cintura, flexibilidade e capacidade, para entender suas necessidades e dificuldades. Afinal, ele está lidando com um ser humano único e diferente de todos os outros. Ainda assim, é possível estabelecer algumas estratégias para um atendimento mais eficaz.

Quais as principais dificuldades com pacientes autistas?

Muitos pacientes autistas enfrentam dificuldades para realizar tarefas que fogem da sua rotina, desencadeando reações nada agradáveis. A visita ao médico é uma delas. Ao começar pelo deslocamento em si, que sugere uma ruptura nos padrões da rotina adotada. Depois, ao precisar aguardar para ser atendido, o ambiente repleto de estímulos, sons e movimentos, pode se tornar incômodo. Por conta da sensibilidade sensorial e da dificuldade da noção de tempo, a espera em uma sala cheia pode trazer elevados graus de desconforto.

 

Além disso, problemas para expressar verbalmente suas queixas, o comportamento repetitivo e a não resposta para o que lhe foi perguntado, são algumas outras dificuldades que podem surgir durante uma consulta.

 

Pela lei brasileira, autistas têm direito prioritário no pronto atendimento. É preciso levar em conta que autismo não tem cura e, por trás de cada “cara” há uma pessoa com TEA que precisa de empatia. O cenário ideal seria equipar centros médicos com profissionais preparados para atendimentos especiais, visando amenizar os quadros de ansiedade, oferecendo um atendimento acolhedor e inclusivo.

Confira algumas orientações para oferecer um melhor atendimento para pacientes dentro do espectro autista:

1 – Tenha cuidado com toques e palavras

Autistas tendem a ser mais sensíveis ao toque, por isso, é preciso ter cuidado redobrado e evitar gestos bruscos. Ao explicar algum procedimento ou tratamento durante a consulta, evite ironia ou expressões com duplos sentidos. 

Quando o atendimento envolver uma criança, o profissional pode optar por um atendimento mais lúdico, para prender a sua atenção e o deixar mais relaxado. 

2- Tenha paciência

Para um atendimento tranquilo, é necessário paciência, a fim de tranquilizar o paciente. Em outros casos, a paciência pode ser ainda mais necessária, pois dependendo da pessoa, ele poderá se recusar ou ter dificuldades para obedecer a comandos. Mantenha uma postura que acalme e evite atitudes imprevisíveis.

3 – Ofereça acolhimento

Antes de iniciar o atendimento, mostre e explique pausadamente como será a consulta e o procedimento. Deixe o paciente a par de tudo. 

4- Faça contato visual

Manter o contato visual é a melhor forma de comunicação com o paciente, para 

evitar a sensação de medo e estabelecer a confiança. Procure deixá-lo em contato visual também com seu acompanhante. 

A importância de um atendimento humanizado

 

Atender as necessidades de uma pessoa que possui TEA exige um tempo maior de consulta, muita paciência, esforço e carinho. Ouvir, oferecer acolhimento e entender o paciente são algumas das características de um atendimento humanizado. 

Quando uma pessoa busca por tratamento médico, muitas vezes está em um momento de fragilidade emocional e não está preparado para lidar com a situação. Um atendimento humanizado entende que cada paciente reage de uma forma diferente. Cabe aos profissionais respeitar seu ritmo, sem pressioná-los ou apressá-los. Confortar e apoiar o paciente é uma premissa importante para que ele se sinta seguro e tornar o atendimento mais fácil para ambos.

Nós da CallMed valorizamos todas as vidas. Trabalhamos com médicos e profissionais da saúde mais humanos e dedicados, preparados para atender pacientes dentro do espectro autista com muito respeito.

Se você precisa de profissionais em saúde para compor uma equipe especializada ou quer se juntar ao nosso time, fale com a gente!

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