Pré-Diabetes, Diabete Gestacional, Tipo 1 e 2 de Diabetes: segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, podem existir diversas variações dessa doença que foi diagnosticada em mais de 380 milhões de pessoas no mundo todo. O IDF, Federação Internacional de Diabetes, aponta o Brasil como o quarto país com maior número de portadores de Diabetes no mundo. A lista liderada pela China, índia e Estados Unidos comprova um aumento de 16% da doença na população mundial nos últimos dois anos.
Hoje, no dia Mundial da Diabetes, nós da CallMed gostaríamos de bater um papo sobre uma das doenças mais silenciosas do mundo. Mas, antes de nos aprofundarmos neste assunto, gostaríamos de levantar algumas questões. Diabetes pode matar? Qual a diferença entre os tipos? Por que a cicatrização é tão lenta nesses casos? E, a mais complexa de todas as perguntas: os diabéticos podem ser submetidos a qualquer tipo de anestesia ou procedimento cirúrgico? Te responderemos tudo a seguir. Nos acompanhe.
Desequilíbrio hormonal e complicações no organismo
Decorrente de desequilíbrios do próprio organismo, a Diabetes se desenvolve quando não há o controle da produção de glicose, comumente conhecida como açúcar, no sangue. Isso ocorre quando o corpo não consegue produzir quantidades suficientes e ideais de insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue após cada alimentação. Desempenhando um papel importantíssimo como mensageira no corpo humano, a insulina informa as células sobre a necessidade de absorção da glicose. De acordo com a necessidade do momento, é possível determinar se a glicose agirá como um combustível no organismo ou se virará fonte reserva de energia.
Quando o processo de absorção de glicose sofre falhas, os níveis de açúcar na corrente sanguínea se tornam altamente tóxicos. Seu acúmulo no sangue endurece as artérias, podendo resultar em ataque cardíaco, derrame e outros casos de maior gravidade que citaremos em breve.
Tipos de Diabetes e ataque ao sistema imunológico
Tendo o conceito de Diabetes bem definido, está na hora de partir para a classificação da doença. Os tipos mais famosos de Diabetes são os Tipo 1 e 2. Uma curiosidade sobre cada um deles é que são doenças diferentes que possuem a mesma consequência: o excesso de açúcar no sangue por falta de insulina.
Tipo 1
Quem apresenta caso de Diabetes Tipo 1 possui um sistema imunológico que ataca as células relacionadas à insulina, o que interrompe por completo a produção do hormônio controlador de glicose. Este tipo geralmente é detectado em crianças e adolescentes, podendo ser diagnosticado em adultos também.
Tipo 2
Conhecido como a variação mais comum entre a população, este tipo está relacionado com o uso inadequado da insulina por parte do organismo. Além disso, a insulina produzida pode não ser suficiente para a absorção da glicose. Majoritariamente detectado em adultos, algumas pessoas que portam esse tipo de Diabetes desenvolvem um processo autoimune e eliminam as células produtoras de insulina do pâncreas.
Diabetes Gestacional
Classificada como uma condição temporária, a Diabetes Gestacional é causada por um aumento de resistência à insulina causada exclusivamente por hormônios produzidos durante a gestação. Neste caso, há um grande aumento de açúcar no sangue e diversas consequências, como o crescimento excessivo do feto e o risco de desenvolvimento de Diabetes tipo 2 no organismo da mãe e do recém-nascido.
Pré-Diabetes
Este é um caso que ainda passa por estudo e observações, mas que engloba pessoas que possuem predisposição a desenvolverem a doença por apresentarem níveis altos de glicose no sangue, mas não tão altos para que o diagnóstico de Tipo 2 seja concretizado. Obesos, hipertensos e quem apresenta alterações nos lipídeos compõem esse grupo e metade dos pacientes diagnosticados com Pré-Diabetes desenvolvem a doença.
Em todos os casos, os principais sintomas de Diabetes são:
- Sede
- Fome insaciável
- Cansaço
- Fraqueza
- Visão turva
- Vontade frequente de urinar
- Mudanças de humor
- Formigamento nos pés e nas mãos
- Infecções na pele, nos rins e outras
Vale lembrar que, em casos de Diabetes Gestacional e Pré-Diabetes, os sintomas podem não aparecer. Por isso, os exames glicêmicos são indispensáveis, pois a Diabetes, quando não controlada, por causar:
- Ataque cardíaco
- Derrame
- Pé diabético
- Lesão nos rins
- Complicação nos olhos
Anestesia e diabetes: uma combinação delicada
Como dissemos anteriormente, a Diabetes não mata, mas é um fator que abre espaço para o desenvolvimento de outras doenças que podem levar à morte. À vista disso, os pacientes que geralmente aparecem nos hospitais e consultórios apresentam também outras comorbidades, como insuficiência renal ou hipertensão arterial. Neste caso, o paciente requer extrema atenção e cuidado em seu pré-operatório.
Profissionais altamente preparados e atentos a esses casos são essenciais. É ele que com seu olhar atento iniciará uma avaliação especial no pré-operatório levando em consideração a necessidade de suspender medicamentos antidiabéticos e a diminuição de doses de insulina.
Caso a patologia seja classificada como grave, talvez seja necessário ministrar medicamentos especiais, assim como um cuidado redobrado no momento da intubação de quem apresenta vias aéreas debilitadas. Por conta disso, um pré-operatório de qualidade realizado por anestesistas preparados e responsáveis é ideal para o sucesso de cirurgias em pacientes diabéticos.
Prevenindo a Diabetes
Todas as medidas de prevenção ao desenvolvimento da Diabetes partem do equilíbrio. Uma vida saudável é a melhor amiga de quem precisa manter os níveis glicêmicos estáveis. Para isso, é recomendável:
- Seguir uma dieta equilibrada e saudável
- Fazer exercícios regularmente
- Manter boas noites de sono
- Eliminar gordura abdominal
- Parar de fumar
- Evitar bebidas alcóolicas
Além das medidas acima, mantenha as consultas médicas e os exames em dia!
Médicos que cuidam de todos os tipos de pacientes
Esperamos que a importância de contratar médicos capacitados e atentos seja prioridade em todos os tratamentos e cirurgias ao redor do Brasil e do mundo. Na saúde, todas as informações e detalhes podem contribuir para o sucesso dos processos cirúrgicos.Se você procura médicos ideais e preocupados com seus pacientes, conheça a CallMed! Temos o profissional sob medida para suas demandas sempre que for necessário. Fale com a gente agora mesmo e contrate os melhores médicos do Brasil.